Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Comissão da Câmara dos Deputados acompanhará investigações de chacina de Belém

 

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados acompanhará de perto as investigações da chacina que vitimou 10 pessoas em Belém (PA) entre a noite da terça-feira (4) e a madrugada de quarta-feira (5) passada. Os crimes foram cometidos em seis bairros da capital paraense após assassinato do policial militar Antônio Marcos da Silva Figueiredo.
Logo após a morte do cabo, começaram a circular pelas redes sociais relatos de policiais que convocaram grupos a vingar a morte do colega. De acordo com a polícia, ao menos seis mortes teriam características de execução.
O requerimento de envio de representantes da comissão foi apresentado pela deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e aprovado por unanimidade ainda no dia 5 de novembro.
De acordo com o presidente da comissão, deputado Assis Miguel do Couto (PT-RS), a delegação seguirá para Belém na próxima sexta-feira (14). Ainda segundo ele, o pedido de informações ao governo do estado, onde ocorreu a chacina, foi encaminhado.
Couto explicou que a delegação entrevistará os órgãos públicos com interesses no caso e também as entidades da sociedade civil. O objetivo do trabalho é produzir relatório e contribuir com as investigações. “Queremos saber se o estado tem responsabilidade no caso. Há suspeitas de participação da polícia e tememos que isso continue”, afirma o deputado.
Para o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Nilmário Miranda (PT-MG), o crime apresenta fortes “indícios de milícia de extermínio”. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado encaminhou ao governo do Pará e à Procuradoria Geral de Justiça do estado solicitação de investigação e punição com rigor dos envolvidos nos crimes. Além disso, a comissão solicitou apoio às famílias das vítimas.
A presidente da comissão do Senado, Ana Rita (PT-ES), defende que a investigação seja feita de forma isenta e que todas as mortes, tanto do policial quanto das demais vítimas, devem ser apuradas. “Quem garante que entre os mortos na chacina estão os que assassinaram o policial militar? Mas colegas se acham no direito de matar sem apurar”, questiona a senadora.
Ana Rita vê com preocupação a suspeita da participação de policiais militares na chacina. “Não é possível a sociedade conviver com queimas de arquivo e autos de resistência seguidos de morte”, espata-se.
Por determinação do governo federal, o Conselho Nacional de Juventude e a Secretaria de Direitos Humanos também deverão acompanhar as investigações sobre a chacina. Além disso, a Anistia Internacional, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Sociedade Paraense de Direitos Humanos também cobrarão respostas sobre o caso.
(Agência PT)

Nenhum comentário: