Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tucano mineiro quer evitar disputa interna: 'Bola da vez é o Aécio'

Política

 

Para Marcus Pestana, presidente do PSDB em Minas, as prévias são desnecessárias diante da enorme maioria que, segundo ele, prefere ex-governador e atual senador para disputar sucessão de Dilma Rousseff

Por: Eduardo Maretti, da Rede Brasil Atual

Publicado em 10/01/2013, 19:02

Tucano mineiro quer evitar disputa interna: 'Bola da vez é o Aécio'

"Nossos adversários são Dilma, Lula e o PT", diz Pestana (Arquivo/Agência Câmara)

São Paulo – A polêmica sobre a propalada saída de José Serra do PSDB para disputar a Presidência da República em 2014 continua alimentando bastidores políticos, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Brasília. O deputado federal Marcus Pestana, presidente do partido em Minas Gerais, disse à RBA hoje (10) que a questão da saída de Serra não foi levantada por nenhuma liderança tucana. “Na verdade, o Serra não falou nada. Foi o Roberto Freire", afirma, referindo-se ao deputado federal pelo PPS paulista. "Tanto o governador Geraldo Alckmin como José Serra mencionaram isso.”

Na terça, o colega de Pestana e presidente do partido em São Paulo, deputado estadual Pedro Tobias, declarou que a especulação “é chute de amigo (de Serra) ou inimigo do PSDB”. Tobias disse também que defende as prévias para a definição do candidato tucano em 2014. “É a melhor solução porque ensina aos partidos que não só a estrela fala e acabou. Hoje, se não existe unanimidade por um candidato, tem de resolver no voto”, defendeu.

Já para o mineiro Pestana, o maior partido de oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff tem de se preocupar com sua reorganização para 2014. Disputas internas, avalia, podem comprometer o projeto de fortalecimento e união do PSDB para enfrentar Dilma nas próximas eleições. “As prévias estão previstas no estatuto do partido. Mas o partido tem de avaliar os seus interesses e a conjuntura concreta”, diz Marcus Pestana.

Leia também:

Ele entende que as prévias se justificam “se houver mais de um candidato com apoio significativo, e não para atender a vaidades pessoais”. Do contrário, “é desgastar e fazer o jogo do adversário”. Mas o que seria “apoio significativo”? “Sou a favor desde que o candidato tenha apoio de um quarto do diretório nacional, ou um quarto dos diretórios estaduais, por exemplo”, explica. “Mas isso não está colocado, porque a maioria absoluta converge para o nome de Aécio”, sentencia o parlamentar. “Hoje, 90% do partido tem o Aécio como candidato. Não é à toa que Fernando Henrique, Tasso Jereissati, Sérgio Guerra, três grandes líderes do PSDB, lançaram o Aécio no encontro nacional dos prefeitos.”

Diante desse quadro nacional, “se não tiver nenhuma alternativa a Aécio com apoios relevantes no partido, acho desnecessário fazer as prévias. Submeter o candidato a uma disputa interna só para promover uma vaidade pessoal, algum ator que não tem relevância no momento?”, questiona.

São Paulo x Minas?

Sobre a propalada rixa entre o PSDB de Minas e de São Paulo e a afirmação do deputado Pedro Tobias, segundo o qual “Aécio precisa entender que, sem o apoio de São Paulo, ninguém ganha a eleição”, Pestana quase ultrapassa a velha e conhecida diplomacia mineira. “Ele não precisa falar isso para Aécio, porque o Aécio é bem mais experiente do que o Pedro Tobias. O Pedro Tobias tem um jeito próprio, nem sempre o texto dele traduz o bom coração que ele tem”, alfineta.

O deputado de Minas Gerais diz que não existem problemas entre tucanos mineiros e paulistas. “Aécio tem conversado permanentemente com Aluísio (Nunes Ferreira), senador de São Paulo, isso é uma bobagem. Nossos adversários são Dilma, Lula e PT. Quem fica mirando muito na questão interna e semeando falsas questões está pescando em águas turvas e não está contribuindo para o avanço dos nossos objetivos”, diz Pestana.

Segundo ele, tanto não há rixa que Serra e Aécio marcaram uma conversa para este início do ano. “Eles vão conversar, sempre conversaram. Eles têm diferenças de postura, de estilo, de visão, é normal em qualquer partido. Serra já foi duas vezes nosso candidato a presidente, é um quadro qualificado, e certamente terá papel importante no futuro do PSDB. Mas nesse momento o partido enxerga que a bola da vez é o Aécio.”

Nenhum comentário: