Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

TÁ FEIO 2013

 

TÁ FEIO 2013

SINOPSE / RELATÓRIO

ENREDO: “CARNAVAL – FESTA POPULAR E CULTURAL

O Bloco Carnavalesco Tá Feio em 2013 completa 34 anos de irreverência, ironia, carnaval, diversão e crítica sócio-política também. Neste ano reedita o enredo e o samba que embalaram a multidão de feios há poucos anos atrás. Naquele momento nosso Mosqueiro vivia um contexto de desarticulação política-administrativa, na verdade inércia do poder público, somados a ações descabidas como destruição/desativação de quadras de esporte, precariedade nos transportes interno e externo, cancelamento de atendimento 24 horas em várias unidades de saúde, junto a um carnaval, que além da ausência da subvenção, padeceu com desorganização e realização de eventos que nada se alinhavam ao contexto da festa.

Infelizmente, mudança significativa não houve, a não ser a troca de nomes nas instâncias de poder e decisão da Prefeitura de Belém. Ainda é cedo, e também não é, para fazer uma avaliação, por exemplo: anuncia-se que a abertura do carnaval da ilha será com Viviane Batidão. Entendemos que há espaço para todos os gostos e ritmos em nossa cidade. Entretanto, compreendemos também que há contextos adequados para cada tipo de diversão e/ou gosto musical: as pessoas e entidades envolvidas de fato com o carnaval de Mosqueiro repudiam a falta de evidência e tratamento adequado com os ritmos que são inerentes a festa, como o próprio samba, a marchinha, o frevo.

Desde já percebemos que problemas antigos, dificilmente serão solucionados por pessoas que pouco ou quase nada entendem de cultura e carnaval. Notamos também que outras instituições, como Igreja Católica e as polícias continuam com a lógica de evitar a diversão das pessoas, em relação ao aparato repressivo, para não ter trabalho. Pensamos que a repressão deve ser feita aos diversos tipos de crime e não ao carnaval.

No âmbito das sugestões, devemos procurar o mais simples possível: enxergar o carnaval da forma como ele é – uma festa popular em que o seu principal ritmo não é o brega, é o samba. A partir dessa percepção, programar eventos que tenham efetivamente o espírito da festa: planejar e organizar o carnaval de rua continua sendo o menos custoso e mais pertinente. Carnaval de rua com blocos e escolas tradicionais, com baile popular, com escolha de rainha, de rei momo. E, que se invista principalmente nessa vertente, uma vez que o período é de CARNAVAL.

Diante dessa realidade adversa para quem aprecia e faz o samba e a “festa da carne”, nós do Tá Feio insistimos com um enredo e samba que denunciam tais mazelas de forma irreverente e lúdica, com o intuito de que as cabeças pensantes que fazem parte do poder público em suas diversas instâncias e das diversas instituições compreendam que cultura popular, parafraseando Getúlio Vargas, “não é caso de polícia, é caso de política” séria e compromissada em resolver as questões da cidade.

SAMBA – TÍTULO: “MAIS QUATRO DE QUATRO”:

Se tem culpa todo mundo, cadê o meu?

Bobeou de palmo em cima, protege o teu.

Se tem culpa todo mundo, cadê o meu?

Me conta o que aconteceu.

(REFRÃO)

Tá Feio, três décadas pra exaltar.

Mas nosso Mosqueiro, padece com o blá-blá-blá.

Até o que era sério virou avacalhação,

No carnaval sem subvenção.

Prefeito, padre, agente delegado,

Todos no time da repressão.

E a cultura popular?

Bloco de rua agora é vadião.

O amor, o samba e a poesia, é ótimo cantar.

Porém, na nossa ilha, o que elogiar?

A praça é do povo, diz o jargão popular.

Mas na praça da Matriz

Índio, Pirata, Feio, não podem mais passar.

Mais quatro de quatro, ah não!

A democracia tem que valer.

No entanto, não por aceitação.

Chega de mentiras pra convencer.

Saúde 24 horas, transporte de qualidade e educação!

Temos que ver pra crer.

Os feios mostram sua indignação.

Exigindo honestidade em nossa administração.

Se tem culpa todo mundo, Cadê o meu?

Bobeou de palmo em cima, Protege o teu.

Se tem culpa todo mundo, Cadê o meu?

Me conta o que aconteceu.

(REFRÃO)

OS FEIOS!

Nenhum comentário: